domingo, 9 de dezembro de 2012

baleia azul



Por ANNA CATARINA VIANA ROCHA
A baleia-azul é um mamífero marinho. Possui 30 metros de comprimento e pesa 120 toneladas, sendo, portanto, o maior animal que habita a Terra.
Baleia-azul
Baleia-azul
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Mysticeti
Família: Balaenopteridae
Gênero: Balaenoptera
Espécie: B. musculus
Este animal pertence à ordem Cetacea, subordem Mysticeti, família Balaenopteridae, gênero Balaenoptera e espécie Balaenoptera musculus, sendo que esta última divide-se em três subespécies:
  • B. m. musculus: habitam o Atlântico Norte e o Pacífico Norte;
  • B. m. intermedia: habita o Oceano Ártico;
  • B. m. brevicauda: esta é de porte pequeno, conhecida como baleia-pigmeu, e habita o Oceano Índico e Pacífico Sul.
Assim como outros cetáceos, a baleia-azul sobe periodicamente à superfície para respirar, emitindo um jato de água e vapor por uma pequena aleta (abertura), armazenando grande quantidade de ar em seus pulmões.
Suas nadadeiras dorsais funcionam como órgão de equilíbrio e direção; a barbatana caudal é um poderoso órgão de propulsão, que encontra-se disposta horizontalmente, executando movimentos de baixo para cima e vice-versa.
Sua alimentação é constituída basicamente de crustáceos e plânctons marinhos. Engole sua presa inteira, sem mastigá-la, como fazem os mamíferos terrestres, permitindo uma rápida ingestão do alimento sem que entre muita água junto.
Atingem a maturidade sexual por volta de 7 a 8 anos de idade. Sua gestação dura aproximadamente de 11 a 12 meses, e os filhotes nascem com cerca de 7 metros de comprimento, com peso próximo de 2,5 toneladas. O período de amamentação dura sete meses, quando atingem quase 13 metros de comprimento e 10 toneladas. Esses animais chegam a viver até 90 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário